21 de abril de 2008

O contexto institucional UM – a ‘migração’ para a net


Laboratório virtual
Projecto pioneiro a nível nacional, arrancou na Universidade do Minho (UM) em Abril de 2005 mas foi em Setembro, do mesmo ano, que ganhou destaque.
Os laboratórios virtuais vão permitir ao aluno aceder a determinados conteúdos relacionados com experiências virtuais; visualizar filmes de experiências reais; ter acesso a animações gráficas; simular experiências; ter ferramentas que preparem o trabalho em casa ou a distância; servir como complemento as aulas (verificar, simular e observar conceitos - chave na compreensão da matéria ou preparação prévia das aulas); poupar recursos técnicos e humanos; introduzir novas tecnologias no ramo da aprendizagem; alargar os recursos de educação contínua e ainda promover o “e-Learning”;
O acesso a este tipo de laboratórios, virtuais, pode ser feito em qualquer ponto de Internet, com uma Web-cam o aluno vai poder, em hora real, interagir com a experiência que esta a decorrer. O “software” permite ainda, que o aluno tenha a possibilidade de trabalhar em estabelecidas experiências, que pela sua perigosidade ou disponibilidade não podem ser efectuadas em “laboratório real”.
O projecto “Laboratórios Virtuais” está disponível em www. vlabs.uminho.pt.

Iniciativa campus virtual – Iniciativa e-U
Este projecto engloba Serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam, não só a produção mas também o acesso e partilha de conhecimento.
Os objectivos desta acção são acima de tudo: despertar a criação de serviços universitários on-line, produzir e partilhar conteúdos académicos e a expansão de comunidades no Ensino Superior, actuando em três parâmetros:

- Serviços e Conteúdos: Aposta na criação de Serviços e Conteúdos, disponíveis em qualquer hora e lugar que não só interliga professores e alunos como também incentiva o corpo docente no uso das TIC;
- Incentivo na utilização de computadores portáteis (um para cada aluno/professor) sendo criadas formas facilitadoras de pagamento dos mesmos; PCs com placas Wi-Fi para acesso à rede wireless dentro das universidades; Pré-configuração para acessos fixos e móveis (GPRS);
- Acesso fixo e móvel da Internet: Assegurar o acesso fixo e móvel à Internet (e Intranet) em banda larga, fora e dentro da Universidade.

RepositóriUM
RepositóriUM é um repositório institucional da Universidade do Minho (UM). Podemos lá encontrar diversos tipos de documentos, em formato digital, resultantes das actividades de investigação desenvolvidas na UM: teses de mestrado, dissertações de doutoramento, artigos de revistas científicas e comunicações a congressos e conferências. Documentos de quase todas as áreas cientificas existentes na UM, apesar de actualmente ainda predominarem os das comunidades que já se constituíram, como os domínios das engenharias e das ciências da educação.
Está organizado, segundo Comunidades (Escolas, Departamentos e Centros de Investigação) da UM. Podendo cada uma das comunidades reunir os seus documentos em diferentes colecções e havendo para cada uma destas um número ilimitado de publicações. Apresentam também uma página pessoal com toda a informação, noticias, dados que revelam os seus interesses e uma listagem de colecções.
Está-se alargar constantemente, com novos documentos depositados regularmente e previsivelmente novas comunidades aderentes.

Sem comentários: